sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Castelo Forte

                                                      CASTELO FORTE

O hino “Castelo Forte” é considerado o hino do protestantismo em todo o mundo. Composto por Martinho Lutero em 1529 quando os protestantes sofriam grande perseguição por parte da Igreja Católica e por partes de alguns Reis, no caso da Alemanha, pelo Imperador Carlos V sendo muitos queimados vivos.
                      Interessante notar que mesmo com toda essa perseguição Lutero e seus seguidores não desistiram e, estavam prontos a pagar com a vida para pregar o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.
                     Esse magnífico hino, símbolo da Reforma, tal qual uma confissão de fé e de amor trazia uma força especial para os perseguidos, coragem, ânimo. Contempla ainda a fé de Lutero, verdadeiro herói do Cristianismo, que vivia na confiança Divina, na  Inerrante Palavra-de-Deus sempre acreditando que o Deus que ele servia com dedicação lhe daria vitória no final.
                      Na Alemanha daquela época, esse hino trouxe esperança, renovava a fé e convicção sendo cantado intensa e continuamente por Lutero e seus seguidores, nas igrejas, nas casas, nos campos.
                      O hino é tão especial que Heinrich Heine o comparou à Marselhesa da Reforma Protestante. Bach usou a melodia do hino para o tema da cantata BWV80. Mendelssohn-Bartholdy também o utilizou no último movimento da 5ª Sinfonia,mais conhecida como a Sinfonia Protestante. Strauss o cita na ópera “Friedenstag”,bem como vários outros grandes compositores.
                      Hoje ainda  “Castelo Forte” é muito especial e ainda é nossa humilde confissão em Deus. Acredito que Lutero o compôs após muita reflexão e com a inspiração de Deus.
                     Será que para nós, Deus representa o mesmo que Lutero diz no hino?
                     Será que nós não somos mais firmados em nossos valores próprios, nossas estratégias, nossas políticas eclesiásticas, nossa capacidade de transformar Igrejas em empresas?
                     Será que nossa pregação e louvor não tem se amoldado mais no que o povo da igreja quer ouvir e na forma que o mundo age?
                     Sim, hoje, em muitas igrejas, a música não possui mais a reverência apropriada a Deus; muitos hinos são cantados da mesma maneira que o mundo canta com músicos e cantores se comportando como verdadeiros “pop-star”. Muitos ouvintes gritam quando o cantor entra, assoviam sem respeito; muitos ouvintes se movimentam como pessoas que foram “tomadas” por espíritos como em centros. Muitas letras de hinos não possuem compromisso com Deus ou com a Sua Palavra entre outras coisas...
                    Castelo Forte nos dirige a uma reflexão profunda bem como a uma adoração pura, santa, reverente em espírito e verdade.

D. Ydenir P. Machado


LETRA:

Castelo Forte é nosso Deus,
defesa e boa espada;
da angústia livra desde os céus
nossa alma atribulada.
Investe Satã
com hábil afã
e sabe lutar
com força e ardil sem par;
igual não há na terra.

Sem força para combater,
teríamos perdido.
Por nós batalha e irá vencer
quem Deus tem escolhido.
Quem é vencedor?
Jesus Redentor,
O próprio Jeová,
pois outro Deus não há;
triunfará na luta.

O mundo venham assaltar
demônios mil, furiosos,
jamais nos podem assombrar,
seremos vitoriosos.
Do mundo opressor,
com todo rigor
julgado ele está;
vencido cairá
por uma só palavra.

O Verbo eterno ficará,
sabemos com certeza,
e nada nos perturbará
com Cristo por defesa.
Se vierem roubar
os bens, vida e o lar -
que tudo se vá!
Proveito não lhes dá.
O céu é nossa herança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário